Leo Prates propõe ao governador da Bahia a criação de programa de castração de cães e gatos

Leo Prates propõe ao governador da Bahia a criação de programa de castração de cães e gatos

O deputado pedetista Leo Prates (BA) enviou um Requerimento de Indicação (INC 1611/23) ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, propondo a criação de uma Diretoria para Proteção Animal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, para “preservar e zelar pelo bem-estar da fauna doméstica dos animais” daquele estado.

A essa diretoria/subsecretaria estaria vinculado um programa público veterinário de castração para controlar a população de cães e gatos, a cargo de um hospital veterinário, também público. “Cada esforço conta, cada passo nos aproxima da mudança que desejamos ver. É hora de construirmos juntos as soluções que a causa animal merece”, justifica.

Na proposta, Leo Prates cita pesquisa realizada, em 2020, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em que foi projetado um contingente de 70,9 milhões de cães e 41,6 de gatos nos lares brasileiros. “E, infelizmente, constatamos que o Estado da Bahia não dispõe de nenhum órgão público que gerencia, administre e cuide dessa questão”, salientou.

Ascom Lid./PDT