A Comissão de Trabalho aprovou, nesta quarta-feira (22), requerimento (REQ 118/25) do deputado Leo Prates (PDT-BA), para discutir o Projeto de Lei 929/20 e os que tramitam em conjunto, que tratam da regulamentação da profissão de influenciador digital. O parlamentar é presidente do colegiado e relator da matéria.
A proposta garante o exercício da profissão aos brasileiros (as) não diplomados, que tenham no ofício sua ocupação principal, permanente, remunerada e ininterrupta.
“Os influenciadores digitais são, hoje, uma das principais fontes de informação e divulgação de ações e produtos no Brasil. Com a expansão da categoria e a importância do serviço prestado, sua regulamentação se tornou urgente para que possamos ter profissionais qualificados na atividade e com responsabilidade nas suas práticas”, declarou Leo.
Outros seis projetos sobre o mesmo tema foram apensados na proposta. Para qualificar seu voto, Leo pretende se reunir com influenciadores de alcance para ouvir a opinião deles sobre a proposta e as sugestões que enriqueçam o relatório, valorizando ainda mais estes profissionais.
A princípio, foram convidados para o debate personalidades públicas e artistas, como o influenciador Carlinhos Maia; o youtuber Felipe Neto; e a cantora, compositora e atriz Anitta.
“Uma audiência pública sobre a regularização da profissão de influenciador digital é necessária e oportuna para debater os múltiplos desafios e as oportunidades que essa atividade, em franco crescimento, impõe à sociedade brasileira” justifica Leo Prates.
A data do encontro ainda será definida pela secretaria da Comissão de Trabalho – CTRAB.
Ascom Lid./PDT










