Duas mulheres indicadas pelos pedetistas André Figueiredo (CE) e Chico D’Angelo (RJ) são finalista para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação concedido anualmente, pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Mesa Diretora da Casa. A data da escolha será nesta quarta-feira (13), no plenário 10.
O prêmio é concedido a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho foi indicada pelo deputado André Figueiredo (CE). Izolda é professora, psicóloga e política brasileira, sendo a 61.ª e atual e atual governadora do Ceará e a primeira mulher na história a assumir o governo do estado. Filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), é ex-vice-governadora do Ceará.
Já Lia Ciomar Macedo de Faria é a indicada do deputado Chico D’Angelo. Lia é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ; Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008); doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989); bacharel e licenciada em História e graduada em jornalismo pela URFJ.
Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.
Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.
Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara