A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara elegeu, nesta quarta-feira (13), o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) o novo presidente do colegiado.
A comissão discute e vota todas as propostas relativas à política nacional de ciência e tecnologia; sistema estatístico, cartográfico e demográfico nacional; telecomunicações; telemática e robótica em geral; serviços postais, entre outros assuntos.
O colegiado, que elegeu como 1º vice-presidente o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), também vota pedidos de outorga e renovação da exploração de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Perfil
Félix Mendonça Júnior tem 55 anos, é filho do ex-deputado Félix Mendonça e está no seu terceiro mandato pelo PDT. Formado em Administração de Empresas, foi líder da bancada do PDT na Câmara em 2014 e presidente da Comissão de Cultura em 2015. É autor do projeto que cria os selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia para atestar a sustentabilidade e os interesses social e ambiental da cacauicultura brasileira (PL 3.665/12); do PL 3.013/11, que institui o Selo Pró-Ar e a certificação dos níveis de emissão de gases poluentes dos veículos automotores; e do PL 1.978/11, que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral.
O deputado integrou a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras em 2015 e, em 2018, participou da comissão especial que discutiu mudanças na Lei de Licitações (PL 1292/95).