Félix Júnior propõe Isaias Alves de Almeida para patrono da psicologia educacional do Brasil

Félix Júnior propõe Isaias Alves de Almeida para patrono da psicologia educacional do Brasil

Baiano de Santo Antônio de Jesus, o educador Isaias Alves de Almeida pode ser intitulado Patrono da Psicologia Educacional do Brasil. A iniciativa é do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que apresentou o Projeto de Lei 5071/16 com esta finalidade.

Isaías Alves nasceu em 29 de agosto de 1888. Aos quinze anos, foi para Salvador estudar Colégio Carneiro Ribeiro e cursou o ensino secundário, tendo como mestre o próprio Carneiro Ribeiro – educador e filólogo conhecido pelas disputas com Rui Barbosa.

Formado em Direito com apenas dezessete anos, iniciou-se no magistério como professor primário do Ginásio Ipiranga, onde lecionou por vinte e um anos. Em seguida, foi transferido para a cátedra de Psicologia Educacional da Escola Normal. Com a docência, Isaías chegou à Psicologia da Educação.

Em 1926 publicou seu primeiro livro, “Teste Individual de Inteligência”, obra que defendia a utilidade de testes de inteligência para organizar as classes escolares de uma forma mais homogênea. “É em reconhecimento a essa contribuição que propomos esta homenagem, que deve inspirar aqueles que se dedicam à psicologia em sua relação com a educação”, declarou Félix Mendonça Júnior.

 

Ascom Lid./PDT