Comissão de Educação debate corte de verbas para universidades nesta terça (2)

Comissão de Educação debate corte de verbas para universidades nesta terça (2)

Cortes da ordem de 30% no orçamento das instituições públicas superiores de educação serão tema de debate na Comissão de Educação nesta terça-feira (2) às 10h, no plenário 10 das comissões. De acordo com um dos autores do requerimento para a realização do seminário, o pedetista Idilvan Alencar (CE), a discussão permanece necessária porque até o hoje o ministro Abraham Weintraub não apresentou análise dos impactos da medida no funcionamento de instituições.

Idilvan argumenta que uma das premissas mais importantes para a boa administração é a previsibilidade, saber o quanto de recursos a instituição terá à disposição agora e nos anos seguintes para definir prioridades de investimento. “Um corte de 30% de maneira abrupta em um orçamento que já vinha sendo reduzido inviabiliza a gestão e o planejamento”, sustenta.

Convidados:

– MESA 1

– vice-presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Institutos Federais (IFs) e Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Luciene Fernandes;
– Representante do Ministério da Educação (MEC);
– Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e

– Representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

– MESA 2

– presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva;
– presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Antonio Gonçalves Filho;
– presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; e
– representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

Participação popular

Os interessados poderão acompanhar o debate pela internet. Clique e participe, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Ascom Lid./PDT