A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 2735/23) que propõe que, durante três meses do ano, a remuneração recebida por deputados e senadores, presidente e vice-presidente da República, assim como por ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça seja equivalente ao piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica.
A autora da proposição defende que a discrepância entre os salários de autoridades e dos professores é um reflexo da desigualdade social existente. De acordo com a parlamentar pedetista, a proposta de igualar os salários durante determinada época do ano é uma maneira de abordar essa disparidade, mostrando um comprometimento em combater as desigualdades e criar condições mais justas, principalmente para os profissionais da educação.
“Devemos buscar formas de incentivar um maior investimento público na área da educação, destinando recursos adequados para a melhoria das infraestruturas das escolas, a formação continuada de professores e a disponibilização de materiais didáticos de qualidade. Além disso, uma remuneração mais justa pode ajudar a atrair indivíduos talentosos e qualificados para a profissão docente, fortalecendo o sistema educacional como um todo”, argumenta Duda Salabert.
Ascom Lid. / PDT