A deputada Duda Salabert (PDT-MG) presidiu, nesta quinta-feira (10), na Comissão de Segurança Pública da Câmara, audiência pública sobre o combate ao assédio e à violência de gênero nas forças policiais.
Participaram da discussão representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, peritos criminais e outras autoridades do segmento.
Veja lista completa dos participantes
O debate foi embasado em denúncias feitas por policiais mulheres que, segundo elas, foram vítimas de assédio sexual por superiores; perseguição; internação em alas psiquiatras de forma compulsória; e aposentadas, também compulsoriamente, por serem caladas.
Para a deputada, os relatos requerem a implementação de políticas públicas, protocolos e canais de segurança de acolhimento das policiais que denunciaram e denunciam a violência dentro das corporações. “Já levei essa questão ao Ministério da Justiça, para criar um protocolo”, que segundo ela, pode evitar um mal maior, como o suicídio dessas mulheres.
Ao final do encontro, a deputada reiterou o compromisso, como política, de trabalhar para combater a injustiça. A parlamentar elogiou o trabalho da corporação que atua para diminuir o assédio nas polícias, para que a violência perpetuada nas instituições e foi prolongada não se replique ou se perpetue nos próximos anos.
“Essa audiência não foi em vão. Vamos fazer uma reunião com o ministro da Justiça, para que esse protocolo de combate à violência institucional na polícia seja materializado urgentemente”, finalizou Salabert.
Ascom Lid./PDT