O departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP divulgou, nesta sexta-feira (11), o resultado da 32ª edição dos “Cabeças” do Congresso 2025, com o nome dos 100 parlamentares mais influentes e que se destacam no processo legislativo, com capacidade de produzir, conduzir debates, negociar, articular e votar matérias no Congresso Nacional.
A pesquisa incluiu apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, com prazo de avaliação até o mês de junho de 2025. Assim, quem esteve licenciado para assumir cargos fora do Parlamento este ano, mesmo influente, não faz parte da publicação.
Entre os 100 “Cabeças” que comandam o processo decisório no Congresso em 2025 estão os seguintes parlamentares pedetistas: deputado André Figueiredo (CE); deputado Leo Prates (BA); deputado Mário Heringer (MG) – líder da bancada nacãmara -; e senador Weverton Rocha (MA).
Ascensão
Além dos 100 “Cabeças”, o DIAP divulgou, também, a lista dos deputados e senadores em “ascensão”, que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, políticas ou institucionais, em busca de abrir canais de interlocuções, podendo estar futuramente na elite parlamentar.
Destacam-se como em “ascensão” os deputados pedetistas Mauro Benevides Filho (CE) e Pompeo de Mattos (RS). Na Casa Revisora, a senadora Leila Barros (DF) foi a relacionada.
Segundo a pesquisa do DIAP, o PDT ocupa o 8º lugar na elite parlamentar, com três deputados e um senador, o mesmo número de representantes da edição passada.
O DIAP é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 19 de dezembro de 1983, para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, com vistas à institucionalização e transformação em normas legais das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais do movimento sindical.
Ascom Lid./PDT