Deputados homenageiam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Deputados homenageiam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente no dia 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, o Plenário da Câmara realiza amanhã, 9, uma Sessão Solene, como parte das comemorações prestadas pelo Congresso Nacional.

A deputada Professora Goreth (PDT-AP) é coautora do pedido da sessão de homenagem.

Na terça-feira (2) e quarta-feira (3), o prédio do Congresso Nacional foi iluminado de azul, como forma de alertar para a realidade vivida pela pessoa com transtorno do espectro autista. 2 de abril,

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que costuma surgir durante os dois primeiros anos de vida, como resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro.

Esse transtorno prejudica o desenvolvimento do indivíduo em sua interação social e habilidades de comunicação.

As pessoas com autismo frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

O tratamento do autismo deve ter início tão logo seja feito o diagnóstico e deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara