Conta de água, luz e telefone poderá servir de aviso sobre vacinação contra covid-19

Conta de água, luz e telefone poderá servir de aviso sobre vacinação contra covid-19

O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) apresentou o Projeto de Lei 3367/21 para estimular a população a vacinar contra a Covid-19. O texto altera a Lei 14.124, de março de 2021, que dispõe sobre a aquisição de vacinas e insumos, entre outras ações, bem como do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Pelo proposto, durante o período de imunização contra o coronavírus, previsto no plano de vacinação, as faturas de telecomunicações e de energia elétrica enviadas à população deverão incluir mensagem de incentivo à vacinação, tanto no meio físico como nas redes sociais.

Para Fruet, a pandemia do coronavírus afetou, sobremaneira, a população mundial e forçou a ciência a desenvolver uma vacina. “Imunizantes de diversos tipos de tecnologias foram estudados e tempos de pesquisa e de testes foram encurtados significativamente”.

Segundo o deputado, as tecnologias de comunicação contribuíram para as novas formas de colaboração entre grupos de pesquisas ao redor do globo. O resultado foi a disponibilização de vacinas em pouco tempo.

“A internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais tornaram-se terreno fértil na divulgação de informações imprecisas, fora de contexto, equivocadas, tendenciosas e, até mesmo mentirosas acerca da doença e das melhores práticas apontadas pela ciência para o seu controle”, justificou o parlamentar.

Ascom Lid./PDT