Comissão premia projeto semáforo inteligente

Comissão premia projeto semáforo inteligente

A Câmara homenageou, nesta quarta-feira (30), projetos e personalidades que se destacaram nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. Os vencedores da 5ª edição do prêmio Lúcio Costa foram escolhidos pelos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano, a partir de indicações dos deputados.

Um dos homenageados foi Cassiano Ferreira Novo, mestre em psicologia do trânsito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele criou o projeto “semáforo inteligente” para promover a segurança de pessoas com dificuldade de locomoção. Cassiano, que foi indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), também formou vários instrutores de trânsito, líderes em segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

“O semáforo inteligente de Curitiba proporciona maior tempo para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, idosos, gestantes. O semáforo identifica essas pessoas no momento e reprograma o seu tempo para que tenham uma travessia mais segura”, explica o deputado

O prêmio de mobilidade, saneamento e habitação faz homenagem ao urbanista Lúcio Costa, arquiteto modernista e idealista, reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Ele faleceu em 1998 e se firmou como pioneiro da arquitetura moderna no Brasil.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara