Comissão de Educação aprova pedido de Idilvan Alencar de realização de seminário sobre ensino a distância

Comissão de Educação aprova pedido de Idilvan Alencar de realização de seminário sobre ensino a distância

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta (REQ 257/23 CE), de autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que requer a realização de seminário, no estado do Rio Grande do Sul, para debater a oferta de cursos de graduação na modalidade EAD (educação a distância), especialmente os da área da saúde.

O texto do requerimento estabelece que a definição do formato e dos convidados do evento se dará após a aprovação da proposição, assegurando-se a equidade entre as posições divergentes.

O autor do pedido lembra que a Comissão de Educação já iniciou o debate sobre o tema, quando realizou audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 5 de junho de 2023. Na oportunidade, os conselhos profissionais manifestaram de forma unânime a preocupação com essa realidade.

“Segundo os conselhos, ocorre precarização do ensino e a consequente formação deficitária dos estudantes matriculados nesses cursos. Na área da saúde, é de suma importância que, durante a formação, ocorra a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade, o que só é possível com o ensino presencial”, defende Idilvan Alencar, arrematando: “Faz-se necessário continuarmos esse debate e nos aprofundarmos nessa discussão. ”

Ascom Lid. / PDT