Comissão de Cultura aprovou nesta quarta-feira (2) proposta que institui a Rota Turística Cultural Judaica no Estado do Rio Grande do Sul. O projeto de lei (PL 4560/24) é de autoria do deputado pedetista Pompeo de Mattos (RS).
A rota turística engloba os municípios de Santa Maria; Quatro Irmãos; Erechim; Jacutinga; e Erebango.
Proteger, preservar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e religioso são alguns dos objetivos descritos no projeto. Além disso, a rota deverá estimular o desenvolvimento econômico local por meio da valorização do turismo sustentável, promovendo atividades que fortaleçam os setores de hospedagem, gastronomia, comércio e serviços relacionados.
Segundo o texto, o Poder Executivo será o responsável por incluir a Rota Turística Cultural Judaica nos planos e programas estaduais de turismo e cultura, destinando recursos financeiros e apoio técnico para sua efetivação.
A Rota Judaica no Rio Grande do Sul é um roteiro turístico que resgata a história e a cultura da imigração judaica na região, especialmente no Alto Uruguai gaúcho, onde se localiza o Polo de Turismo Histórico Judaico. O roteiro oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer locais históricos, como o Memorial da Imigração Judaica (antigo Hospital Leonardo Cohen), e vivenciar a cultura judaica por meio de gastronomia típica, música e relatos históricos.
“A Rota Judaica não é apenas um reconhecimento histórico, mas também uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região”, justifica Pompeo de Mattos.
Ascom Lid./PDT