Parecer favorável do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) ao Projeto de Lei 161/23, que concede o título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) foi aprovado, nesta quarta-feira (27), na Comissão de Saúde da Câmara.
Dorinaldo explica que A FUNED, fundada em 1907, reúne todos os requisitos legais e técnicos para a concessão da honraria. A Fundação é referência nacional em pesquisa científica e produção de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ademais, continua o parlamentar, destaca-se por ser o único laboratório público produtor da vacina contra meningite C, além ser responsável, em exclusividade, na produção da Talidomida na América Latina — medicamento utilizado no tratamento da hanseníase e com aplicação promissora em outras enfermidades, como o câncer.
Assim, “considerando sua inquestionável relevância histórica, técnica, científica e social, o reconhecimento da FUNED como Patrimônio Nacional da Saúde Pública é medida justa e simbólica, que valoriza o papel estratégico da ciência e da saúde pública no Brasil”, justifica o deputado.
Ascom Lid./PDT










