A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, nesta quarta-feira (9), o título de Capital Nacional do Arroz à cidade Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. A proposta (Projeto de Lei 4231/24) é do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
Pompeo destaca que o município produz, em média, 148 mil toneladas de arroz. A cidade, segundo ele, “é um polo de desenvolvimento agrícola e tecnológico na orizicultura, contribuindo vantajosamente para o abastecimento do mercado interno e para a exportação”.
Atualmente, Cachoeira do Sul já detém o título de Capital Estadual do Arroz, tanto pelo pioneirismo por utilizar a irrigação na cultura Orizicola, quanto pela força produtiva ‘de suas terras e sua gente’.
“Esse perfil de grande produtora de arroz é celebrado anualmente a FENARROZ – uma multifeira de agronegócios que, em 2025, comemorará sua 25ª edição”, realça o deputado.
Tramitação: A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania será o próximo colegiado a analisar, conclusivamente, a proposta.