A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reconheceu a importância do cantor e compositor mineiro Lô Borges e aprovou, nesta quarta-feira (12), a Moção de Aplauso requerida (REQ 213/25) pela pedetista Duda Salabert (MG).
Duda Salabert justifica que a obra músico-poética de Salomão Borges Filho, mais conhecido como Lô Borges, tem grande relevância cultural, artística e educacional. A parlamentar o define “como símbolo da música mineira e da canção popular brasileira”.
“A presente Moção de Aplauso tem por objetivo reconhecer e celebrar a obra músico-poética de Lô Borges, artista mineiro cuja trajetória se confunde com a própria história da música popular brasileira das últimas cinco décadas”, declarou a deputada.
Nascido em Belo Horizonte, compositor, cantor e instrumentista, tornou-se um dos pilares do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970 ao integrar harmoniosamente influências do jazz, do rock e da música regional com a poesia urbana e existencial da juventude mineira.
O artista faleceu os 73 anos, às 20h50 de domingo (2/11). Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Unimed, em Belo Horizonte, a causa da morte do cantor e compositor Lô Borges ocorreu em razão de uma falência múltipla de órgãos.
Ascom Bancada/PDT na Câmara










