Com apoio de 198 deputados, Malafaia lança “Frente da Vacina” na Câmara

Com apoio de 198 deputados, Malafaia lança “Frente da Vacina” na Câmara

O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) lançou, na tarde desta quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados, a “Frente Parlamentar em Defesa da Vacina”, com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS), Anvisa, Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e outros parlamentares.

O apoio de 198 deputados garantiu a criação da frente parlamentar e a solenidade marca o retorno da cobertura vacinal à pauta no Congresso Nacional. Mas a presença ilustre do Zé Gotinha oficial do Ministério da Saúde – importante símbolo das campanhas de vacinação brasileiras desde a década de 1980 -, foi um dos pontos altos do evento e comemorado pelo deputado.

“Nós precisamos retomar a cobertura vacinal, as grandes campanhas de vacina nesse país e precisamos, sobretudo, entrar em um processo novo de reeducação e segurança da população. Uma das grandes funções dessa nossa Frente é o combate às fake news e ao negacionismo, que muito prejudicou nossa população”, asseverou Dorinaldo.

Malafaia também declarou que materialização da Frente é uma homenagem aos que perderam a vida na pandemia de covid-19 e aos seus familiares, além de afirmar que a imunização é um pacto de toda a sociedade. O deputado destacou ainda que uma das funções da Frente é contribuir para a elaboração de leis e regras do Estado brasileiro e, assim, impedir que qualquer governante negacionista possa questionar novamente a eficácia das vacinas.

Ministério da Saúde/SVSA

A doutora Ethel Maciel, Secretária Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), representou o Ministério da Saúde no evento e enfatizou a importância da Frente e da luta pela recuperação da cultura de vacinação no Brasil.

“É fundamental que toda a sociedade se una nessa grande frente para que possamos restituir e sermos novamente um exemplo de vacinação para o mundo, que sempre fomos”, declarou a secretária e epidemiologista.

Anvisa

Já o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, parabenizou Dorinaldo pela iniciativa e colocou a Agência à disposição da Frente.

“A Casa dos legítimos representantes do povo brasileiro se levanta, se ergue, coloca a sua força em marcha nessa iniciativa, da Frente Parlamentar em Defesa das Vacinas, na pessoa do nosso querido deputado Dorinaldo, a quem eu cumprimento e agradeço como brasileiro, como pai, como filho de idosos que se vacinaram. Conte sempre deputado, com o apoio da Anvisa”, declarou Antônio Barra, contra-almirante da Marinha, médico e atual diretor-Presidente da Anvisa.

Ascom / Lid. PDT com assessoria do deputado