CFT aprova PL de Paulo Ramos que isenta de custas processuais mulheres em situação de violência doméstica

CFT aprova PL de Paulo Ramos que isenta de custas processuais mulheres em situação de violência doméstica

A Comissão de Finança e Tributação (CFT) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (6/7), proposta (PL 3542/20) do deputado pedetista Paulo Ramos (RJ) que isenta de custas processuais mulheres em situação de violência doméstica. O projeto altera a Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006.

Pelo texto de Paulo Ramos, solicitação, revisão e adoção de medidas protetivas serão gratuitas independentemente de comprovação de hipossuficiência financeira.

O parlamentar destaca que, em 2012, o Rio de Janeiro aprovou lei que estabelecia cobrança de taxas relacionadas às medidas protetivas buscadas por mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo afirma, o Ministério Público do estado entrou com recurso contra a cobrança e, em meados de 2019, o Supremo Tribunal Federal se manifestou pela inconstitucionalidade da norma. “Em que pese a questão já ter sido resolvida para o Rio de Janeiro, foram necessários sete anos para que a decisão transitasse em julgado”, ressalta.

O deputado argumenta ainda que o atendimento gratuito a todas as mulheres em situação de violência doméstica deve ser realizado sempre, sem consideração à situação econômica da vítima. “A vulnerabilidade decorrente da própria situação de violência não pode ser agravada por nenhum tipo de entrave”, afirma.

Conclusivo nas comissões, o projeto vai ser analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid./PDT