CCJ aprova relatorias de Bismarck a projeto relativos à cultura nordestina

CCJ aprova relatorias de Bismarck a projeto relativos à cultura nordestina

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira (18) relatórios do pedetista Eduardo Bismarck (CE) pela constitucionalidade de dois projetos relacionados à cultura nordestina. Um deles, do deputado Junior Mano (PR-CE), reconhece o carnaval de Novas Russas (CE) como manifestação da cultura nacional, e o outro, do Senado, institui o Dia Nacional do Sanfoneiro.

De acordo com Júnior Mano, realizado há décadas, o carnaval de Novas Russas tornou-se um evento tradicional no município e da região. De acordo com o deputado, a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por noite de festa, o que transforma o evento em importante fonte de renda para o município.

Já o senador Efraim Morais propõe que o Dia do Sanfoneiro seja comemorado na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, o Sivuca – 26 de maio. O senador ressalta que a sanfona “é o instrumento musical por excelência da música regional nordestina e um rico veículo para a expressão da música brasileira”.

Quanto à homenagem a Sivuca, defende que foi “um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, que contribuiu de maneira decisiva para o enriquecimento da música regional e popular brasileira e para a divulgação da sanfona mundo afora”.

O primeiro projeto segue para análise do Senado, e o segundo, já aprovado na Casa revisora, para sanção presidencial.