Câmara realiza sessão solene em homenagem aos Idosos

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos Idosos

 

A Câmara dos Deputados comemorou, nesta terça-feira (4/10), o Dia Internacional do Idoso e o 13º ano do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) sancionado em 1º de outubro de 2003. A deputada Flávia Morais (PDT-GO), autora do requerimento, presidiu a sessão de homenagem.

Flávia Morais mostrou preocupação com o aumento da população idosa e a importância da criação de políticas públicas que atendam às necessidades do contingente, com expectativas de viver a velhice com oportunidades e dignidade.

A parlamentar comentou propostas que estão em análise na Câmara, como o PL 758/07, que trata da construção dos Centros-Dia para idosos. Para a deputada, os centros-dia vão fazer com que os idosos mantenham o vínculo familiar, por permanecerem durante o dia em atendimento, e à noite, retornarem para os cuidados da família.  “Estes centros, se implantados, substituirão os asilos, que contribuem para o abandono, uma das formas de violência contra o idoso”, ressaltou.

Flávia Morais também apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, comprovando que a expectativa de vida do Brasileiro subiu em 2014 para 75.2 anos, contra os 74.9 registrados em 2013. E que a estimativa para os próximos vinte anos é que a população alcance os de 81 anos de idade.

Ascom Lid./PDT