Câmara aprova projeto de coautoria de Pompeo de Mattos que cria o Dia Nacional de Conscientização da Distrofia Muscular

Câmara aprova projeto de coautoria de Pompeo de Mattos que cria o Dia Nacional de Conscientização da Distrofia Muscular

Aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei 5177/19, de coautoria do deputado Pompeo de Mattos (RS), que institui o “Dia Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares”, a ser celebrado, anualmente, no dia 17 de setembro, data de nascimento do Dr.
Guillaume Duchenne (1806-1875), um dos primeiros médicos que buscou descrever e classificar a distrofia muscular e em desenvolver os primeiros exames para o diagnóstico da doença.

De acordo com o texto da proposta, as ações serão implementadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, com o apoio da Sociedade Civil, que deverão fazer companhas para esclarecer e conscientizar a população sobre as distrofias musculares e o direito universal à saúde.

As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos.

Conclusivo nas comissões, a proposta vai ser analisada agora pelo Senado Federal.

Ascom Lid./PDT