Câmara aprova moções de repúdio a atos racistas contra Vini Júnior

Câmara aprova moções de repúdio a atos racistas contra Vini Júnior

A Câmara dos Deputados aprovou moções de repúdio à Federação Espanhola de Futebol (La Liga), a seu presidente, Javier Tebas Medrano, e a todos os torcedores em razão dos atos racistas contra o jogador brasileiro pelo Real Madrid, Vini Jr, no último domingo (21) em jogo do Valencia versus Real Madrid.

O presidente da Câmara Artur Lira afirmou que a aprovação das moções demonstra o compromisso dos deputados e deputadas na luta contra o racismo. “Parabenizo as senhoras deputadas e os senhores deputados pela postura sempre muito atenta a todas as injustiças e a todo tipo de preconceito que exista contra brasileiros ou qualquer pessoa que sofra com este mal”, disse.

O líder do PDT na Câmara deputado André Figueiredo (CE) se manifestou pelas redes sociais e disse querer saber se a Fifa e a Liga Espanhola de Futebol (La Liga) “vão atuar mais incisivamente contra os recorrentes e inaceitáveis comportamentos racistas. Serão apenas notas de repúdio mesmo? Até quando? O que mais precisa acontecer? Chega! Força, Vini Jr., estamos com você! ”, escreveu o deputado.

Já o deputado Pompeo de Mattos (RS), no Plenário da Câmara, disse que não pode haver tolerância com o racismo no esporte. “Não basta não ser racista, tem que ser antirracista. Esta Casa, qualquer cidadão, vendo um ato de racismo, tem que reagir, tem que se indignar. A nossa indignação é que vai fazer a diferença”, avaliou.

Ascom Lid./PDT