Câmara aprova inclusão de primeiros socorros na formação de PMs

Câmara aprova inclusão de primeiros socorros na formação de PMs

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, nesta terça-feira (02/04), o Projeto de Lei 8248/14, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que inclui o ensino de primeiros socorros na grade curricular do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PM).

Segundo Flávia Morais, o objetivo é dar maior agilidade ao atendimento às vítimas de acidentes, pois, na maioria dos casos, o policial militar é o primeiro agente a chegar ao local. “Embora esse atendimento seja de competência dos corpos de bombeiros e dos serviços de pronto-socorro, os PMs, que já estão nas ruas no momento do acidente, podem ajudar”, disse.

Para o relator da matéria, o também pedetista deputado Pompeo de Mattos (RS), a proposta é importante, pois “pode significar a diferença entre vida e morte. Um policial que está ali, pelo respeito que tem e pela informação que terá com base nesse currículo, vai desempenhar com muito mais zelo e capacidade o seu papel.”

O texto aprovado acolheu modificação da Comissão de Segurança Pública para deixar claro que o trabalho dos policiais militares não substitui o atendimento obrigatório feito pelos bombeiros.

A proposta segue para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara