Aprovado requerimento de Mário Heringer para debater uso medicinal e em contextos sociais da K9

Aprovado requerimento de Mário Heringer para debater uso medicinal e em contextos sociais da K9

Comissão de Saúde de aprovou requerimento (REQ287/23), do deputado Mário Heringer (PDT-MG), para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, para discutir o uso medicinal e em contextos sociais da ketamina, também conhecida como K9.

Mário Heringer explica que atualmente há diversos estudos que relatam efeitos poderosos da K9 contra a depressão e pensamentos suicidas, desde que administrada com acompanhamento especializado, mas também alerta sobre os riscos do uso casual dessa substância, como inconsciência, pressão alta, respiração perigosamente lenta e problemas de longo prazo.

“A audiência pública proposta tem como objetivo abordar esses dois aspectos da ketamina – tanto o medicinal quanto em contextos sociais – além de seus riscos e benefícios para a saúde”, explica o parlamentar.

O autor do requerimento sugeriu que sejam convidados para o evento, representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); representante do Ministério da Saúde e representantes de associações que estudam e atuam pela reforma da política de drogas.

Ascom Lid./PDT