A educação física compõe a base para a formação das crianças e jovens”, apontou o deputado André Figueiredo (PDT/CE) ao entregar, nesta terça-feira(13/12), a honraria “Manoel José Gomes Tubino” ao professor de educação física Antônio Barroso Lima. Realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a cerimônia é uma iniciativa da Comissão do Esporte e da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. A comenda é uma homenagem aos profissionais da área que se destacaram, em 2016, na promoção do bem-estar e da saúde da população, incluindo o trabalho realizado em instituições de ensino.
O professor Antônio Barroso Lima possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André, em São Paulo, e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Ceará e exerce a função de diretor do Instituto de Educação Física e Esportes na instituição pública. Ao longo da carreira, acumulou vasta experiência na área esportiva, com ênfase em natação, o que permitiu o sucesso nos estudos sobre biomecânica, salvamento aquático e primeiros socorros. No desenvolvimento da modalidade aquática no Ceará, o professor foi um dos pioneiros e um dos técnicos mais vencedores, o que contribuiu para a formação de milhares de profissionais.
André Figueiredo, que também é presidente de honra da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física, lembrou a importância de valorizar cada atuante da área. “O reconhecimento desses profissionais seguirá intenso no Congresso Nacional, pois eles integram a base para que seja possível oferecer uma qualidade vida melhor para os brasileiros de cada canto do nosso país”, afirmou. Ao falar da estruturação das políticas públicas, o parlamentar cearense foi enfático na análise da situação no Brasil. “Essas medidas não devem ser baseadas somente no esporte de alto rendimento, pois devemos priorizar a formação social”, justificou, ao lembrar da defesa feita, no Plenário da Câmara, para garantir a manutenção da educação física no currículo escolar.
Para o presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber, a Câmara exalta o esforço dos profissionais, em todo o Brasil, na missão do desenvolvimento social. “Ressalto a importância do esporte e dos profissionais para o país e essa honraria ratifica esse movimento de valorização. Além disso, reconheço também que foi fundamental a articulação dos deputados para evitar prejuízos”, comentou.
Ascom/Lid. PDT