André Figueiredo assume a liderança do PDT em 2022

André Figueiredo assume a liderança do PDT em 2022

O deputado André Figueiredo (CE) foi eleito nesta quarta-feira (9), por aclamação, líder do PDT na Câmara. Esta é a sexta vez que o parlamentar assume o comando da bancada do partido (2012 a 2014, 2015, 2017 a 2019).

Nascido em Fortaleza, André Peixoto Figueiredo Lima é formado em economia (1987) e em direito (1995). Em 1984, filiou-se ao PDT e fundou a Juventude Socialista do Ceará, de que foi o primeiro presidente. Logo, tornou-se membro do Diretório Nacional do partido, membro da Executiva Regional, presidente do Instituto Alberto Pasqualini Ceará e vice-presidente nacional da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini. Atualmente, preside o PDT no Ceará e exerce a 1ª vice-presidência nacional do partido.

No cenário político, o parlamentar foi ministro das Comunicações no governo Dilma Rousseff (2015).

No Congresso Nacional se destaca em defesa das pautas trabalhista e educacional – bandeiras defendidas pelo partido –, com propostas que colaboram para a melhoria da vida do povo cearense e brasileiro. Votou contra pautas que prejudicaram a população, como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, das reformas Trabalhista e Previdenciária.

André Figueiredo é o relator na Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17, que garante recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta está pronta para ser apreciada no Plenário da Câmara.

Ascom Lid/PDT