André Figueiredo apresenta mandado de segurança no STF contra candidatura de presidente da Câmara

André Figueiredo apresenta mandado de segurança no STF contra candidatura de presidente da Câmara

Único candidato da oposição na disputa pela presidência da Câmara, o deputado André Figueiredo (PDT-CE), acompanhado dos também candidatos  Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG), apresentou um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal expondo as irregularidades que acompanham a possível reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Pela Constituição Federal e pelo Regimento Interno da Casa  é vedada a reeleição do presidente da Câmara na mesma legislatura, por compreenderem que a alteração na Mesa é necessária ao justo funcionamento da democracia. Em Julho de 2016,  Maia foi eleito com 285 votos à presidência da Câmara, ocupando o lugar de Eduardo Cunha.

“Nós sabemos que é inconstitucional a candidatura de Rodrigo Maia à reeleição, mas o Supremo, como guardião maior da Constituição, precisa se manifestar. Em não se manifestando e com uma eventual vitória de Maia na Casa, todas as votações conduzidas por ele poderão ser nulas por conta da insegurança jurídica”, explicou o parlamentar cearense. Este é o segundo mandato de segurança apresentado por André à presidente do STF, Carmen Lúcia. A expectativa é que os ministros decidam sobre o assunto até quarta-feira.

Com assessoria do deputado

Ascom/Lid. PDT