Alceu Collares recebe, em casa, homenagem da Câmara dos Deputados

Alceu Collares recebe, em casa, homenagem da Câmara dos Deputados

O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-deputado federal Alceu Collares (PDT) recebeu, na quarta-feira (3), a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados. A homenagem teve autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). O ato de entrega da medalha, em função de questões de saúde de Collares, foi realizado na casa do trabalhista, em Porto Alegre, com a presença de familiares e do deputado Pompeo. A solenidade de outorga da medalha aconteceu em março, em Brasília, sem a presença do ex-governador.

Alceu de Deus Collares, natural de Bagé (RS) é advogado, servidor público e político brasileiro. Foi governador do Rio Grande do Sul de 1991 a 1995 e prefeito de Porto Alegre de 1986 a 1989, sendo o primeiro negro a ocupar ambos os cargos. Na câmara dos Deputados, ocupou o cargo por cinco mandatos.

Criada em 1983, a premiação reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Em 2015, o ex-parlamentar foi agraciado com a Comenda Senador Abdias Nascimento. Instituída em 2013, A homenagem é dedicada a pessoas físicas e jurídicas que tenham oferecido contribuição relevante proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.

Ascom Lid./PDT