O deputado Afonso Motta (PDT-RS) e participou, na quarta-feira (22), do seminário “Indústria química como pilar econômico da soberania nacional”. O evento foi realizado em Brasília pelo Poder360 com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim.
A seminário foi entorno do Projeto de Lei 892/25, do deputado Afonso Motta, que Institui o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química – PRESIQ, e debateu o papel da indústria química e sua relevância estratégica para o país.
Base para todas as áreas produtivas, esse setor é fornecedor de insumos essenciais para a agricultura, saúde, energia, mobilidade e vários outros segmentos. Porém, enfrenta desafios, como o avanço da importação.
Os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), relator da proposta na Câmara dos Deputados, Kiko Celeguim (PT-SP) e Júlio Lopes, também estavam presentes no evento. Zarattini discorreu sobre a “Importância da Indústria Química Como Vetor de Crescimento Econômico e Social. Já Celeguim, Motta e Júlio Lopes, sobre “O Papel do Legislativo Contra a Dependência Externa da Indústria Química.
Ascom Lid./PDT com Poder 360









