Abraham Weintraub vem à Câmara explicar cortes nos orçamento das universidades públicas

Abraham Weintraub vem à Câmara explicar cortes nos orçamento das universidades públicas

Os deputados aprovaram, nesta terça-feira (13/05), por 307 votos a 82, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar à Casa os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. Ele será ouvido no Plenário nesta quarta-feira (15), em comissão geral, às 15 horas.

Autor do pedido, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que os cortes precisam ser explicados, uma vez que o País viveu um ciclo de expansão do sistema educacional público que agora corre risco de ser interrompido. Ele acrescentou que o debate vai coincidir com manifestações convocadas contra o congelamento dos recursos.

Para o Líder do PDT, André Figueiredo (CE), a vinda do ministro à Câmara é uma necessidade, e demonstra à sociedade a resposta do Parlamento às vozes da rua. “O País não pode se submeter à decisão burocrática de um ministro que “não sabe nem o que é educação”, finalizou o parlamentar.

De acordo com líder, o que inicialmente serviria para retaliar apenas três universidades “gerou um viés ideológico contrário às instituições públicas federais, e tenta desqualificar instituições que têm décadas e são responsáveis pela formação de milhares de brasileiros. “

O líder pontuou, ainda, o encontro da bancada cearense no Congresso com o governador do Ceará, Camilo Santana, o senador Cid Gomes e reitores de universidades cearenses para discutir e tentar reverter o corte nas verbas destas instituições, que chega próximo aos 48 por cento das despesas discricionárias.

Ascom Lid./PDT com Agência Câmara