O dia 2 de junho poderá entrar no calendário nacional como o Dia de Conscientização sobre a Miastenia. Nesse dia serão prestadas informações, diagnóstico precoce, tratamento e inclusão social das pessoas com a doença. A iniciativa (PL 5093/25) é da deputada Flávia Morais, do PDT goiano.
O poder público será o responsável pela promoção da campanha e poderá manter parceria com entidades civis, associações de pacientes e instituições de ensino e pesquisa. Na data, campanhas educativas e eventos de conscientização, informações sobre a doença e a valorização da qualidade serão desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas.
Miastenia é uma doença autoimune crônica rara que causa fraqueza muscular, pois o sistema imunológico ataca a comunicação entre nervos e músculo. Os sintomas incluem pálpebras caídas, visão dupla, dificuldade para falar, mastigar, engolir e fadiga muscular, que piora com a atividade e melhora com o repouso. O tratamento visa controlar os sintomas e pode envolver medicamentos, imunoterapia ou, em casos graves, cirurgia do timo ou tratamentos para crises.
Ascom Lid./PDT










