O espírito crítico do cartunista Jaguar levou a Comissão da Câmara dos Deputados a aprovar a “Moção de Aplausos” solicitada pela deputada pedetista Duda Salabert (MG). O Requerimento 163/25 foi aprovado na quarta-feira, 28 de agosto.
Sérgio Jaguaribe, o Jaguar, faleceu em 24 de agosto de 2025, aos 93 anos. A obra e trajetória do cartunista constitui um marco na história cultural e política do País. Ele foi um dos fundadores do “O Pasquim”, periódico que se tornou referência de resistência à ditadura militar.
Duda observa que, para além do humor gráfico, o cartunista contribuiu para o engajamento cultural e democrático, a liberdade de expressão e a imprensa independente em tempos de censura e autoritarismo. Isso torna a obra de Jaguar patrimônio da memória nacional, o que valoriza a arte como instrumento de reflexão crítica e cidadania.
“Pela relevância de sua contribuição ao jornalismo, à cultura e à democracia brasileiras, é justa a homenagem póstuma desta Comissão ao cartunista Jaguar, registrando-se nos anais desta Casa a importância de seu trabalho e de seu legado” justificou a parlamentar.
Ascom Lid./PDT