O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) propôs à Câmara reconhecer de Piratini, no Estado do Rio Grande do Sul, como a Primeira Capital Republicana do Brasil, em homenagem ao seu papel central na Revolução Farroupilha. Projeto de Lei 4292/25 está para análise Casa.
Deflagrada em 20 de setembro de 1835, a Revolução Farroupilha prolongou-se por uma década e constituiu-se no mais duradouro movimento de contestação ao Império do Brasil, explica o parlamentar.
De acordo com Pompeo, as causas econômicas e políticas como a insatisfação dos produtores sul-rio grandenses com o imposto sobre o charque local frente ao produto vindo do Prata; o inconformismo com a centralização administrativa, que submetia a província a dirigentes alheios à sua realidade; e outros fatores deram origem ao movimento.
Em 11 de setembro de 1836, em Piratini, os líderes do movimento proclamaram a República, instalando ali sua primeira capital.
“A escolha da cidade não foi circunstancial. Localizada em posição estratégica e sustentada pelo fervor de seus habitantes, Piratini tornou-se o abrigo natural da causa farroupilha”, justificou o deputado.
Ascom Lid./PDT