O cancelamento dos voos que chegam à cidade de Imperatriz por parte da empresa Gol levou a bancada maranhense a fazer uma reclamação sobre a companhia aérea junto à Secretaria de Aviação Civil, por meio de uma representação formal. Os deputados Weverton Rocha (PDT), Juscelino Filho, André Fufuca e Aluísio Mendes reuniram-se com o ministro interino da Aviação Civil, Sr Guilherme Ramalho, para apresentar os prejuízos que a suspensão do atendimento irá gerar. “Temos que lembrar que Imperatriz, além de ser a segunda maior cidade maranhense, é o portal do turismo para a Chapada das Mesas e dá suporte à cidade de Balsas, capital do agronegócio”, alertou o deputado Weverton Rocha.
Guilherme Ramalho se prontificou a entrar em contato com a Gol e buscar sensibilizar a empresa sobre a importância de manter o atendimento aos clientes. Mas vê dificuldades pelo período de crise que as companhias vêm passando. “Tem sido uma tendência o cancelamento de trechos, devido aos resultados ruins que as empresas têm obtido nos últimos anos devido à crise. Hoje, está em processo de finalização na Casa Civil uma proposta que simplifica critérios obrigatórios da aviação, o que tende a baratear passagens, promover a expansão de linhas regionais e, assim, reaquecer o mercado”, destacou Ramalho.
Os deputados também apontaram a necessidade de uma revisão da legislação da aviação civil, para que, entre outras medidas, seja viabilizada a abertura de mais empresas de aviação, ou a entrada de capital estrangeiro para que os passageiros sejam melhor atendidos e novos trechos sejam criados. Os parlamentares também foram recebidos pelo Diretor da ANAC, Claudio Assis Simão. Eles analisaram as regulamentações de aviação civil, controles de tarifas e ainda foi feita a solicitação do levantamento da ocupação das aeronaves que fazem o trajeto para Imperatriz, para justificar, junto a Gol, a manutenção do serviço.