Subtenente Gonzaga sugere criar Ministério da Segurança Pública

Subtenente Gonzaga sugere criar Ministério da Segurança Pública

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta quarta-feira (6/07), requerimento de indicação em que o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), sugere ao Poder Executivo a criação do Ministério da Segurança Pública.

Para o deputado, a proposta vai “corrigir os rumos da segurança pública” e colocar o Brasil entre os países que já possuem esta pasta. Ele cita como exemplo a Argentina, que conta com a Polícia Federal Argentina (PFA), com uma jurisdição e organização semelhantes às da Policia Federal

Segundo o Subtenente, nos centros urbanos, o controle policial da criminalidade só pode ser realizado com razoável eficácia se houver um ajuste flexível das atividades de prevenção e investigação, baseadas em análise de dados constante. “Sem a criação de um Ministério específico da Segurança Pública, vontade política, como ocorre com a Saúde e a Educação, é impossível ou pelo menos improvável se estabelecer um Sistema Único de Segurança Pública com a capilaridade e efetividade como o SUS, por exemplo”, enfatizou.

Ascom Lid./PDT