Subtenente Gonzaga cobra do Executivo medidas para a segurança pública

Subtenente Gonzaga cobra do Executivo medidas para a segurança pública

Em Plenário, nesta quinta-feira (1/06), o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), cobrou do Executivo o plano de segurança pública anunciado pelo governo Temer. Segundo o deputado, as crises política e econômica estão deixando para segundo plano os problemas da criminalidade e insegurança.

Subtenente Gonzaga criticou a postura do novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, que disse ter “pouca familiaridade com o tema da segurança pública, e que o que ele mais conhece de segurança pública é o fato de ele ter sido assaltado duas vezes”. Isso nos preocupa, disse o deputado.

De acordo com parlamentar, é preciso enfrentar a questão da segurança na perspectiva de mudanças da forma de atuação das polícias. “O menor índice de elucidação de crime no mundo está no Brasil. Nós perdemos para o Uruguai, Paraguai, para todos, com os nossos vexatórios 8% de elucidação de crimes no Brasil”, citou.

No discurso, o deputado pediu que fossem colocados na pauta de votação da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania as propostas que tratam do tema, e criadas as comissões especiais para discutir “saídas efetivas da gestão da segurança pública, e não apenas na lógica de aprofundar a legislação e aumentando simplesmente a pena “.

Ascom Lid./PDT