Solicitada por Flávia Morais fachada da Câmara é iluminada de vermelho como alerta para o câncer de mieloma

Solicitada por Flávia Morais fachada da Câmara é iluminada de vermelho como alerta para o câncer de mieloma

A fachada da Câmara dos Deputados ficará iluminada de vermelho, até 19 de março, para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mieloma múltiplo. O pedido foi da deputada Flávia Morais (PDT-GO), segundo ela, para chamar a atenção sobre a prevenção da doença.

“Múltiplas chances para a vida! É essa a mensagem que queremos passar com a campanha que ilumina a Câmara Federal de vermelho”, observou Flávia Morais em uma rede social.

O mieloma múltiplo é um câncer que atinge a célula do sangue chamada plasmócito, cuja origem é a medula óssea. Os plasmócitos produzem anticorpos contra agentes infecciosos como vírus e bactérias. Segundo a Fundação Mileoma, o tumor afeta pessoas acima dos 65 anos e é mais comum em homens.

A doença ataca os ossos da coluna vertebral, o crânio, a pélvis, a caixa torácica e as áreas ao redor dos ombros e quadris. As causas do mieloma ainda são desconhecidas. A dor intensa nos ossos e anemia são os principais indícios da doença. A identificação precoce dos sintomas é determinante para um bom tratamento, que, em geral, exige o transplante de medula óssea.

A estimativa é que, no Brasil, 7.600 novos casos de mieloma múltiplo sejam identificados por ano, de acordo com a Fundação Mieloma Internacional – América Latina.

Ascom Lid./PDT