Sessão solene homenageia nesta terça-feira (21) o “Dia Internacional da Enfermagem”

Sessão solene homenageia nesta terça-feira (21) o “Dia Internacional da Enfermagem”

A Câmara realiza, hoje (21), às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, Sessão de Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem. A inciativa é dos pedetistas Mauro Benevides Filho (CE), do deputado Afonso Motta (RS) e outros, por meio do Requerimento 1589/24.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente metade dos profissionais da área de saúde concentram-se na Enfermagem. Além disso, o levantamento ainda revela que cerca de 80% dos profissionais são técnicos e auxiliares e 20% são enfermeiros.

“Os enfermeiros sempre tiveram papel de grande importância na história do mundo, e hoje não é diferente. São responsáveis por cuidar das pessoas, prestando assistência e garantindo o seu bem-estar”, justificam os parlamentares.

Ascom Lid./PDT