Sergio Vidigal destaca importância da geração de energia por meio de fontes renováveis

Sergio Vidigal destaca importância da geração de energia por meio de fontes renováveis

Em discurso nesta quarta-feira (21/10), no Plenário da Câmara, o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), fez um balanço da sua atuação neste primeiro mandato e destacou a importância da energia gerada por meio de fontes renováveis.

Vidigal é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade por meio de Energias Renováveis. “Considero esse tema vital, com potencial para trazer grandes benefícios de ordem econômica, social, ambiental e de saúde para a sociedade brasileira”, disse.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fontes hídricas respondem por 61,5% da energia elétrica produzida no País, que, disse o deputado, é o 10º maior consumidor mundial de energia elétrica.

Diante da recente crise hídrica, esse fornecimento de energia foi afetado, com impacto nas empresas e na competitividade. “O Brasil tem hoje a segunda energia elétrica mais cara do mundo”, alertou.

O deputado explicou que a energia renovável é aquela obtida a partir de fontes que não se exaurem com o uso, ou então como a energia que é reposta naturalmente a uma velocidade igual ou superior à velocidade em que é consumida. São exemplos os biocombustíveis, a biomassa e as energias solar, hidráulica, eólica e geotérmica.

“Ao lado da vantagem de utilizar fontes que não se esgotam, a energia renovável traz outros benefícios, como a redução de efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde, segurança energética e desenvolvimento social, econômico e tecnológico”, destacou.

“Por essas razões, defendo o fortalecimento da Frente parlamentar, para que busquemos alternativas na inovação tecnológica e no incentivo para a geração de energias renováveis no Brasil”, concluiu.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara