Seguridade aprova projeto que institui abril como Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson

Seguridade aprova projeto que institui abril como Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson

Com voto favorável da deputada Flávia Morais (PDT-GO), a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 2730/20, que determina abril como Mês da Conscientização da Doença de Parkinson. Para a relatora, o esclarecimento sobre a doença, bem como o acolhimento das famílias, é essencial para a preservação da saúde de todos que terão suas vidas impactadas”.

Flávia Morais ressalta que hoje, o Parkinson, uma doença degenerativa do sistema nervoso central, já atinge cerca de 200 mil pessoas no Brasil, e a estimativa é que essa cifra cheque a 300 mil nos próximos dez anos. “Esses números indicam a relevância do tema e justificam a necessidade de uma ação regular para discussões, reflexões e divulgação de direitos relativos à enfermidade”, argumenta.

Conforme explica o autor da proposta, deputado Ricardo Izar (PP-SP), a doença recebeu esse nome em homenagem ao médico britânico James Parkinson, que publicou a primeira descrição detalhada sobre a enfermidade em abril de 1817. Também devido a esse fato, segundo relata, entre as campanhas de conscientização consta o Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, data de aniversário de James Parkinson.