Proposta de Flávia Morais torna Goiânia capital nacional do Art Déco

Proposta de Flávia Morais torna Goiânia capital nacional do Art Déco

Deputada Flávia Morais (PDT-GO)

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou à Câmara do Deputados projeto de lei (PL 45/24) que confere ao município de Goiânia, capital do estado de Goiás, o título de Capital Nacional do Art Déco.

O movimento Art Déco, com apogeu nas décadas de 1920 e 1930, é um estilo artístico e de design que marcou uma transição entre o tradicionalismo e as formas mais simplificadas do modernismo.

Goiânia é uma das cidades mais importantes do mundo no estilo. Foi a primeira capital do século XX a romper com as tradicionais arquiteturas colonial e barroca, por meio do modernismo, e pioneira dentre as capitais planejadas no Brasil, possuindo vinte e três monumentos e espaços públicos com características Art Déco tombados nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A autora da proposta acredita que a concessão do título de Capital Nacional do Art Déco a Goiânia é absolutamente meritória e certamente terá repercussão positiva para a valorização dos patrimônios culturais goianienses e para a promoção do turismo na capital do estado de Goiás. “Em breve, esse título será mais um motivo que explica ao Brasil porque é tão bom ser goiano”, diz Flávia Morais.

Ascom Lid. / PDT