Proposta de Félix Mendonça Jr. inclui rios baianos na área de atuação da Codevasf

Proposta de Félix Mendonça Jr. inclui rios baianos na área de atuação da Codevasf

Está em análise na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara o Projeto de Lei 8570/17, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), para abranger os vales dos rios Paraguaçu (BA), Subaé (BA), de Contas (BA), Jiquiriçá (BA), Jequitinhonha (MG/BA) e Mucuri (MG/BA).

Atualmente, a Codevasf atua nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

Criada pela Lei 6.088/74, a Codevasf é uma empresa pública controlada pelo Ministério da Integração Nacional. A lei autoriza a estatal a também atuar nos municípios alagoanos que não se encontram no vale do rio São Francisco. Essa parte da norma é excluída da proposta . O texto também retira da lei a menção ao fomento das regiões ribeirinhas dos rios Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

O deputado argumenta que a expansão da área de influência trará novas oportunidades para a Codevasf. “As chances de investimento e a necessidade de mais recursos nessas regiões são grandes o suficiente para justificar a ampliação”, diz.

Acrescenta ainda, que haverá um ganho significativo para as regiões incorporadas, com a aplicação de novas tecnologias; o incentivo à diversificação de culturas; a recuperação de áreas ecologicamente degradadas; e a capacitação e o treinamento de produtores rurais.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada também pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid./PDT