Projeto de Pompeo de Mattos reconhece Festejos Farroupilha de Santana do Livramento como manifestação da cultura nacional

Projeto de Pompeo de Mattos reconhece Festejos Farroupilha de Santana do Livramento como manifestação da cultura nacional

Dep. Pompeo de Mattos (PDT-RS)

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 1140/24) que reconhece os Festejos Farroupilha de Santana do Livramento, realizados no município de Santana do Livramento (RS), como manifestação da cultura nacional.

Os Festejos Farroupilha de Santana do Livramento são um evento festivo enraiado na tradição e na cultura gaúcha. Celebrados de 13 a 20 de setembro, durante as comemorações da Semana Farroupilha, honra os líderes da Revolução Farroupilha, que contribuíram para forjar a imagem do gaúcho como um símbolo de heroísmo e independência, que perdura até os duas atuais.

O autor da proposta lembra que essa revolução, marcada pelos ideais de liberdade, igualdade e humanidade, durou cerca de dez anos, tornando-se a mais longa revolução Brasileira. “Embasada nos princípios liberais, federalistas e republicanos, a Revolução Farroupilha é reverenciada anualmente em todo o estado do Rio Grande do Sul, durante as festividades da Semana Farroupilha”, explica Pompeo de Mattos.

Na cidade de Santana do Livramento, situada na região de fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, o evento se destaca pelas características singulares do tradicionalismo gaúcho. As celebrações iniciam como o acendimento da Chama Crioula, que representa a história, tradição e a essência da sociedade gaúcha, construída ao longo de mais de três séculos. Em torno dela, é criado um ambiente de reverência ao passado, honrando os feitos e fatos e estimulando a reflexão sobre a sociedade.

No decorrer da semana e no dia 20 de setembro, quando se comemora o Dia do Gaúcho, ocorrem festas, bailes, competições campeiras com desfile de cavalarianos devidamente vestidos com a indumentária típica do gaúcho e de mulheres com vestimentas de prenda, que percorrem as ruas e avenidas da cidade montados em seus animais, comemorando festivamente a data e atraindo turistas de todos os rincões do Brasil e do Uruguai.

Acompanhe aqui a tramitação do projeto

Ascom Lid. / PDT