Projeto de Pompeo de Mattos que dá a Caxias do Sul o título de “Capital Nacional dos Centros de Tradições Gaúchas” é aprovado em comissão

Projeto de Pompeo de Mattos que dá a Caxias do Sul o título de “Capital Nacional dos Centros de Tradições Gaúchas” é aprovado em comissão

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 5369/19), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que confere o título de “Capital Nacional dos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs” à cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

O texto da proposta também inclui a Semana Farroupilha do município de Caxias do Sul no Calendário Oficial Nacional de Eventos.

O autor do projeto explica que Caxias do Sul se constituiu, ao longo de sua história, como capital dos CTGs, devido o número expressivo de entidades desse tipo que foram sendo criadas na cidade, que conta hoje com 68 Centros de Tradição Gaúcha, aos quais ainda se somam os Piquetes de Laçadores e as entidades especiais, totalizando 97 entidades.

Para Pompeo de Mattos, essa dedicação do povo de Caxias do Sul à defesa do tradicionalismo também repercute na economia da cidade e da região. “Mas, fundamentalmente, a maior contribuição dada é no campo social e cultural, pois o trabalho realizado por estas entidades tradicionalistas são fundamentais na inserção social de jovens e adolescentes, contribuindo sobremaneira na prevenção ao uso de drogas”, destaca o parlamentar pedetista.

A proposição tramita sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões – quando não há necessidade de votação em Plenário -, e será em seguida analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid. / PDT