Projeto de Max Lemos cria escola técnica federal em Queimados (RJ)

Projeto de Max Lemos cria escola técnica federal em Queimados (RJ)

Deputado Max Lemos (PDT-RJ)

O deputado Max Lemos (PDT-RJ) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 4070/23) que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Queimados, no estado do Rio de Janeiro, bem como os cargos, funções e empregos indispensáveis ao seu funcionamento.

Segundo o texto da proposta, a escola será uma instituição de educação profissionalizante destinada à formação e qualificação de técnicos e profissionais, principalmente de técnicos de nível médio, para atender às necessidades socioeconômicas da região da Baixada Fluminense, podendo, para tal, celebrar convênios com os governos estadual e municipal. A instalação do estabelecimento de ensino ficará subordinada à prévia consignação, no orçamento da União, das dotações necessárias ao seu funcionamento.

O autor da proposição diz que a Escola Técnica Federal de Queimados será capaz de oferecer cursos técnicos especializados, permitindo que os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades práticas diretamente aplicáveis ao mercado de trabalho local e regional. Segundo o parlamentar, isso contribuirá significativamente para a empregabilidade dos jovens e adultos da localidade.

“A criação da Escola Técnica Federal de Queimados terá um impacto significativo no desenvolvimento da Baixada Fluminense. Além de oferecer oportunidades educacionais de qualidade, a escola atrairá investimentos, promoverá a geração de empregos e incentivará a instalação de empresas que buscam mão de obra qualificada. Esse ecossistema educacional e econômico terá efeitos positivos em cascata, contribuindo para o crescimento sustentável da região”, defende Max Lemos.

Ascom Lid. / PDT