Professora Goreth propõe criação de Fundo Estudantil de Incentivo ao Protagonismo Juvenil

Professora Goreth propõe criação de Fundo Estudantil de Incentivo ao Protagonismo Juvenil

A deputada Professora Goreth (PDT-AP) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 3892/23) que cria o Fundo Estudantil de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, que tem como objetivo principal apoiar a participação de estudantes da rede pública estadual e federal em eventos científicos, políticos, educacionais, culturais e esportivos, além de incentivar projetos na área socioambiental ou de empreendedorismo social.

Segundo texto da proposta, a iniciativa visa a valorização do protagonismo juvenil, estimulando a participação dos estudantes em atividades que promovam a sua formação integral, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como liderança, trabalho em equipe e resiliência.

Se aprovado o projeto, o Fundo Estudantil será financiado com recursos provenientes do orçamento da União, dos estados e do Distrito Federal, bem como de doações e de outras fontes.

A autora da proposição lembra que, no Brasil, milhares de alunos têm oportunidade de viver diversas experiências no País e fora dele, mas não possuem amparo de financiamento para assumir despesas necessárias de locomoção e ajuda de custo, o que ocasiona diversas frustrações e até desistências por parte dos estudantes em busca de um futuro vocacionado.

“Além disso, o Fundo Estudantil também poderá financiar pesquisas ou intercâmbio de estudantes em universidades no exterior, o que contribuirá para o aprimoramento acadêmico e profissional dos jovens brasileiros”, explica Professora Goreth.

Ascom Lid. / PDT