Os deputados aprovaram, nesta quarta-feira (18), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei 1901/19, do pedetista Jesus Sérgio (AC), que denomina a ponte sobre o Rio Envira, em Feijó (BR-364), no Acre, de “Joaquim Machado de Souza”.
Joaquim Machado morreu em setembro deste ano aos 84 anos. Considerado um desbravador da região entre Feijó e Tarauacá, foi um comerciante pioneiro e de sucesso. Além de pecuarista, também atuou nos segmentos de cerâmica, terraplanagem, construção civil e outros, sempre com grande destaque e reconhecimento da sociedade.
A partir de 1970 implantou parte do comércio de Feijó, aonde atuou até seus últimos dias. Seus negócios geram mais de 40 empregos diretos. Joaquim Machado também é lembrado por trabalhar na estrada entre Tarauacá e Feijó, arrancando árvores pela raiz com um machado empunhado nas mãos no desafio da integração.
“Reconhecendo a importância da BR-364 para o desenvolvimento da região de Tarauacá/Envira, integrando todo o Estado do Acre, Joaquim Machado trabalhou na rodovia no trecho entre Tarauacá e Feijó, arrancando árvores pela raiz a machado para dar um mínimo de trafegabilidade para a única estrada entre os dois municípios”, justificou Jesus Sérgio.
A proposta foi relatada pelo também pedetista, Eduardo Bismarck (CE), que voto pela constitucionalidade da matéria.
Ascom Lid./PDT