Projeto propõe rebatizar ponte Rio-Niterói para Ator Paulo Gustavo

Projeto propõe rebatizar ponte Rio-Niterói para Ator Paulo Gustavo

O deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ) apresentou o Projeto de Lei 1710/21 sugerindo que a ponte Rio-Niterói seja rebatizada para Ponte Ator Paulo Gustavo. O artista,  de 42 anos, faleceu, recentemente, vítima da Covid-19. Paulo Gustavo anos era natural da Cidade Sorriso e morou durante a maior parte da sua vida em Niterói.

Inaugurada em 1974, a via é oficialmente chamada de Ponte Presidente Costa e Silva. O nome, que faz referência ao militar que presidiu o país entre 1967 e 1969, durante a ditadura, é constante alvo de críticas. Segundo o pedetista, em legislaturas anteriores, parlamentares tentaram mudar o nome da ponte. “Até o Ministério Público Federal já propôs ação para a alteração, negada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, que justificou que a mudança não poderia ser feita por medida jurídica e sim pela sociedade através do Legislativo”.

No texto, o parlamentar faz referência ao terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que “prevê que não sejam mais homenageados, a partir do batismo de logradouros públicos com seus respectivos nomes, indivíduos que tenham cometido crimes e perpetrado violações dos direitos humanos no período da Ditadura Civil-Militar de 1964-1985”.

 

Ascom Lid./PDT