Plenário vai analisar projeto de André Figueiredo que cria Grupo Parlamentar Brasil – Bósnia e Herzegovina

Plenário vai analisar projeto de André Figueiredo que cria Grupo Parlamentar Brasil – Bósnia e Herzegovina

Deputado André Figueiredo (PDT-CE)

O Plenário da Câmara dos Deputados vai analisar projeto de resolução (PRC 101/23), de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que cria o Grupo Parlamentar Brasil – Bósnia e Herzegovina.

De acordo como texto da proposição, a iniciativa tem como objetivo incentivar e desenvolver as relações entre os países e cooperar para o maior intercâmbio entre os seus poderes legislativos. O Grupo Parlamentar será composto pelos membros do Congresso Nacional que a ele aderirem.

Para o autor da proposta, ao se instituir o Grupo Parlamentar Brasil – Bósnia e Herzegovina, abre-se grande oportunidade no campo da diplomacia parlamentar para uma maior interação entre os poderes legislativos das duas nações, de maneira a se promover intercâmbios e parcerias em diferentes setores como econômico, político, comercial, cultural e de turismo.

“Consideramos relevante a instituição de um grupo parlamentar com aquele país que foi capaz de amplo sucesso em sua reconstrução nacional e capacidade de união, a qual superou profundas divergências internas, diferenças religiosas e discriminações étnicas”, diz André Figueiredo.

A Bósnia e Herzegovina, também chamada de Bósnia-Herzegovina, é uma república federal localizada nos Balcãs, uma das resultantes da dissolução da antiga Iugoslávia.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, e se encontra pronto para pauta na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Ascom Lid. / PDT